quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Do Mito á Filosofia

|| ||

A Filosofia, ao contrário do Mito, não aceita fabulação, contradição ou incompreensibilidade. Ela busca respostas lógicas, coerentes e racionais. Na Filosofia, a confiança não está assentada na autoridade do filósofo, mas na razão, que é a mesma em todas as pessoas.




Razão, para a Filosofia, é uma forma de organizar a realidade de modo que esta se torne compreensível. 



O conhecimento mitológico é anterior ao conhecimento filosófico:

Uma segunda importância creditada à Mitologia é que ela contribuiu para o surgimento da Filosofia, uma vez que a Filosofia nasceu justamente questionando a validade do conhecimento mitológico. 



Diante disso, uma pergunta que ocupou a mente dos estudiosos de Filosofia foi: A Filosofia nasceu a partir de uma transformação do conhecimento mitológico ou de uma ruptura desse conhecimento?


As duas hipóteses já foram consideradas e aceitas, mas, atualmente, admite-se que a Filosofia, ao perceber que o conhecimento mitológico era contraditório e limitado, reformulou-o, racionalizando-o e transformando-o num conhecimento novo e diferente. 


É fato hoje bastante aceito que o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga não resultou de um “milagre” realizado por um povo privilegiado, e sim resultou de um processo lento e gradual, influenciado por mudanças sociais, políticas e econômicas.

Sobre o nascimento da Filosofia, Marilena Chauí (2003; p.182) afirma que: “A Filosofia nasce da admiração e do espanto, dizem Platão e Aristóteles. Admiração: ‘Por que o mundo existe?’ Espanto: ‘Por que o mundo é tal como é?’”


Etimologicamente, a palavra Filosofia vem do grego (philo: aquele ou aquela que tem um sentimento amigável; e sophía: sabedoria). Resumindo, Filosofia significa, portanto, AMIZADE PELA SABEDORIA.


A invenção da palavra Filosofia é atribuída ao filósofo grego Pitágoras de Samos (pré-socrático que viveu no séc. V a.C.), pouco tempo depois daquele que é considerado o primeiro filósofo da história: Tales de Mileto (que viveu no final do século VII a.C.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...