quarta-feira, 4 de maio de 2011

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - Psicologia

|| ||

PSICOLOGIA,

segundo:

· Charles G. Morris: “A Psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais”.

· Stheppen P. Robbins: “A Psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais”.

· Paul E. Spector: “Psicologia é a ciência do comportamento humano (e não humano), da cognição, da emoção e da motivação”.

· Linda L. Davidoff: A palavra “psicologia”, que se deriva da junção de duas palavras gregas psiqué e lógos -, significa “estudo da mente ou da alma”. Hoje, a psicologia é geralmente definida como a ciência que se concentra no comportamento e nos processos mentais.

O que a Psicologia tem em comum com outras ciências?




Como ciência, a psicologia utiliza-se do método científico para encontrar respostas às suas perguntas. Esse método envolve observação cuidadosa e coleta de dados, esforços para explicar o que foi observado por meio de desenvolvimento de teorias sobre relações e causas; e testes sistemáticos das hipóteses (ou previsões) a fim de descartar as teorias que não são válidas. (Davidoff, 2001)

Principais áreas de estudo dentro da Psicologia, segundo Morris (2004):

A psicologia possui muitas subdivisões. A Psicologia do Desenvolvimento preocupa-se com os processos de crescimento e mudança ao longo da vida, desde o período pré-natal até a terceira idade e a morte. A Psicologia Fisiológica concentra sua atenção nos sistemas neurais e químicos do corpo, estudando de que maneira eles afetam o pensamento e o comportamento. A Psicologia experimental investiga os processos psicológicos básicos, tais como aprendizagem, memória, sensação, percepção, cognição, motivação e emoção. A Psicologia da Personalidade atenta para as diferenças que as pessoas apresentam com relação a traços como ansiedade, agressividade e auto-estima. A psicologia Clínica e o aconselhamento psicológico é especializado no diagnóstico e no tratamento de distúrbios psicológicos, enquanto a Psicologia Social busca descobrir de que as pessoas influenciam-se mutuamente em termos de pensamentos e ações. Por fim, a Psicologia Industrial e Organizacional estuda problemas existentes em ambientes de trabalho e outros tipos de organizações.

PSIQUIATRIA

Segundo Fiorelli ( 2004), a Psiquiatria é uma especialização da Medicina voltada ao tratamento do transtorno Mental. O psiquiatra, pois, é médico e sua ação privilegia o cérebro, o órgão que realiza as funções mentais.

O cérebro possui funções orgânicas e psicológicas indissociáveis.

Funções orgânicas relacionam-se com os comandos dos diversos órgãos do corpo.

Funções psicológicas relacionam-se com as atividades mentais. Entre elas, encontram-se pensamento, memória, atenção, percepção, etc.

PSICANÁLISE

Fundada por Sigmund Freud – médico psiquiatra - e é usada para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.

Enquanto teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Freud publicou uma extensa obra, durante toda sua vida, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. Enquanto método de investigação caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto através de ações e palavras ou através das produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres. A prática profissional refere-se à forma de tratamento psicológico (a análise), que visa à cura ou o autoconhecimento.

PSICOTERAPIA

Terapia realizada por psicólogos, que tem como base, teorias e técnicas psicológicas e buscam restabelecer o equilíbrio emocional do indivíduo. As técnicas de tratamento são diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...