Sejam bem vindos!

Blog para pesquisa dos Estudantes do Curso de Pedagogia
Entre e fique a vontade.
Organização Gi Carvalho.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O que é Currículo?

|| ||


- É a organização das matérias, das disciplinas?

- É ensinar português, matemática, ciências?

- Só isso?

Para nós currículo é muito mais do que isto. É inquestionável a função da escola como transmissora da experiência social, historicamente acumulada e socialmente organizada. Não há o que ensinar sem este corpo teórico, que é a sistematização do processo educativo, ou seja, a educação formal.



A concretização das funções da própria escola e a forma particular de enfocá-las se dá em um momento histórico e social determinado, que jamais poderá ser ignorado. Este traduzirá nosso comprometimento ideológico, nossa visão de pessoa humana, de educação e de mundo.

Sendo assim, tão importante quanto a educação formal, imbricada com ela está a educação para a cidadania (separação esta apenas didática o que exige que o currículo seja construído coletivamente, de forma dinâmica, aberta e flexível; que seja contemporâneo, comprometido com o cotidiano da comunidade escolar, contextualizado e analisado criticamente, e que corporifique a ação, a trajetória, a caminhada da escola.

O currículo também traduz a função socializadora e cultural da instituição escola: é através das oportunidades de acesso ao conhecimento que são oferecidas aos educandos, e através das formas como estes a experimentam essas oportunidades que possibilitará uma visão crítica sobre o mundo que os cerca.

Portanto, o currículo é sempre comprometido politicamente, o que na realidade da RME significa trabalhar pela construção da autonomia das classes populares, que são a clientela prioritária de nossas escolas.

FONTE: http://www.pucsp.br/paulofreire/cadernoporto04.htm

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...